14 fevereiro, 2013

Pessoa, revista de literatura lusófona




"Além de ser uma clara homenagem ao poeta maior da língua portuguesa, a revista Pessoa busca firmar-se como espaço de democratização do acesso à produção literária de língua portuguesa. As edições serão distribuídas gratuitamente, com ênfase em bibliotecas, universidades, centros e espaços culturais, mas também nas ruas, diretamente a quem hoje ainda não tem trânsito junto aos equipamentos públicos, por falta de oportunidade ou de conhecimento. Com isso, privilegiamos o leitor comum, aqueles milhões de homens e mulheres que, sem o saber, na prática do dia a dia, são os verdadeiros artífices da língua, vivificando-a no espaço e projetando-a no tempo.

A Pessoa, com periodicidade trimestral, pretende também ser um agente de intermediação entre os sujeitos da criação cultural e os sujeitos da transformação da língua. Uma revista baseada em poucos, mas sólidos princípios: promoção e incentivo à leitura, respeito à diversidade de ideias e tendências, intercâmbio entre as culturas dos povos que formam a comunidade lusófona.


A partir de março, poetas e prosadores lusófonos ganham um novo espaço para publicar textos inéditos. As seções Fingimento, para poesia, e Desassossego, para contos, conhecidas dos leitores da versão impressa da revista Pessoa, vão ter destaque também em sua plataforma digital.

A estreia será com Dora Ribeiro e Mariana Iannelli, em Fingimento, e Maria Esther Maciel e Cíntia Moscovich, em Desassossego – uma clara homenagem às mulheres, no mês dedicado a elas no calendário mundial. As ilustrações terão a assinatura de Helena Terra.

Serão sempre publicados por mês quatro textos novos, dois para cada categoria, e a proposta agora é tentar mesclar nomes conhecidos com menos conhecidos e até estreantes. O escritor Luiz Ruffato será o curador.

A revista Pessoa não deterá os direitos de autor. Os textos poderão fazer parte de uma antologia que será publicada em 2014 pela Mombak, editora responsável pela revista Pessoa de literatura lusófona.

Os autores interessados podem enviar seus poemas e contos para o seguinte email: inéditos@revistapessoa.com. Os textos devem ser inéditos e ter no máximo 8 mil caracteres".
Fonte: http://www.revistapessoa.com

Fiquei sabendo da notícia no site da Folha.


Nenhum comentário: