25 fevereiro, 2013

North and South




Entre um comentário e outro do doutorado (agora estou com “La vida es sueño”) tomo um tempinho para ver alguns filmes e séries, navegar na net e escrever. Deveria estar lendo mais, eu sei, mas ando inquieta, meio sem espaço e paciência. Confesso também que preciso comprar livros. Sinto saudade de passar horas numa livraria, folheando, descobrindo novos autores e obras. Tenho uma lista enorme à espera do momento oportuno. Já li os que trouxe comigo e agora me resta somente a bibliografia da tese e os livros do iPad.

Como não estaremos aqui por muito tempo –nisso eu tenho fé– não posso encher a casa de coisas. Já nem sei como faremos para levar tudo o que já temos aqui... Mas isso é outra história.

Esses dias estou numa fase meio “Literatura Inglesa” da minha vida, revendo minhas séries e filmes preferidos. Acho que os 200 anos "Pride and Prejudice" me influenciou um tiquinho.

No outro post eu comentei como me lembrava das aulas de Literatura Inglesa da universidade. Lembro-me de Beth falando de Jane Austen e de como houve tanto preconceito com sua literatura, considerada como “frívola”. Somente com o tempo a crítica viu a sua produção como uma rica fonte de referências de seu tempo.



Ainda que haja muita futilidade em determinados personagens (coisa bem típica da época), há outros que nos encantam –pelo menos a mim. Havia uma maneira de ser tão mais delicada que agora. Um olhar, uma palavra, um leve toque tinha a força de mudar tudo. As mulheres eram mais românticas e os homens também, sempre cheios de esperança e honra. Lindo.



Esse fim de semana assiti (novamente, outra vez) “North and South”, serie da BBC baseada na obra da britânica Elizabeth Gaskell (1810-1865).
A obra conta a história de Margaret Hale (Daniela Denby-Ashe), uma jovem encantadora do sul da Inglaterra que precisou se mudar, juntamente com sua familia, para o norte industrializado do país, após seu pai abandonar a vida de clérigo. A mudança das paisagens verdes do sul à cinzenta Milton trará consigo uma nova e desconhecida realidade, a das relações entre patrõres e empregados daquela região. Margaret logo se dará conta de como são ditas relações, especialmente porque se torna muito amiga de Bessy, uma trabalhadora da fábrica de algodão do jovem John Thornton (Richard Armitage).



John Thornton, um orgulhoso empresário, terminará se apaixonando por Margaret Hale, chegando a pedir-lhe em matrimônio, mas ela rejeita os seus sentimentos, primeiro porque ainda não está apaixonada por ele e também porque não aceita a maneira com ele trata os seus empregados. Com o passar do tempo, Margaret se dá conta de que ama Thernton, e ele, influenciado por Margaret, também modifica sua maneira de lidar com seus funcionários. A série guarda um final lindo!!!



A produção da BBC, que foi ao ar em 2004, foi adaptada para a televisão por Sandy Welch e dirigida por Brian Percival.



Cena final da série:



Curiosidade: Buscando mais trabalhos de Richard Armitage, descobri que o mais novo filme dele foi "O Hobbit", como Thorin. Logo eu vi que aquele anão estava muito lindo! Hahahah...

Um comentário:

Tânia Gonzales disse...

Bom dia, Luiza!
Cheguei aqui pesquisando sobre a minissérie North and South, que descobri há pouco tempo. Assisti e agora estou lendo o livro.
É uma história muito interessante e linda.
Escrevo ficção cristã desde 2009.
Se quiser conhecer é só visitar meu blog.
Um forte abraço!
Paz!
Tânia Gonzales